





Na verdade a palavra taiko significa simplesmente "grande tambor" em japonês. Fora do Japão, a palavra é usada frequentemente para referir-se a alguns dos vários tambores japoneses ( 'wa-daiko', "Tambor Japonês", em Japonês).
No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o taiko yaku (tocador de tambor) era responsável por determinar o passo da marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).
De acordo com uma das crônicas históricas (o Gunji Yoshu), nove conjuntos de cinco batidas servia para levar um batalhão à batalha, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas três ou quatro vezes e seguidas pelos gritos "Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!" era a chamada para avançar e perseguir o inimigo.Eis o tão esperado início das apresentações. É preciso um bom preparo físico e coordenação pois eles não paravam. Tocaram duas ou três sequências com gritos que recordavam uma luta, aliás seria bem fácil imaginar uma batalha samurai com os olhos fechados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário